terça-feira, 25 de novembro de 2014

A ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL EM ANTONIO MARTINS REALIZOU O 1º TORNEIO INFANTIL NA MODALIDADE FUTSAL



A Direção da Escola Estadual Walfredo Gurgel em Antonio Martins, realizou o Primeiro Torneio Infantil de Futsal em sua quadra de Esporte envolvendo do primeiro ao quinto ano e o Programa Mais Educação, o torneio teve a supervisão Técnica do Professor Luan e a direção arbitral do Professor Gilderval junior, segundo a Diretora Ana Lucia não foi uma disputa, foi um preparo psicológico, coordenação física e um incentivo a pratica do esporte educacional, até porque esta iniciando as provas e os alunos precisam deste isentivo físico para o seu desempenho de aprendizado.
 

O Primeiro Torneio Infantil de Futsal teve premiação a todos os participantes, trofel e medalhas ouro ao primeiro lugar, prata ao segundo lugar e bronze ao terceiro e quarto lugar.

EDITORIAL DO BLOG NOTICIAS DO SERTÃO
POR ALDEMIR MARTINS


Olha, eu estou emocionado, feliz em participar e ver o tamanho da alegria das crianças em participar deste torneio simples mais de alto valor na Escola Estadual Walfredo Gurgel, esse Torneio foi o ponto de encontro de sociabilidade do espaço para a prática esportiva para as Crianças, porque as quadras existente nos Municípios e nas Escolas é para a pratica mais localizada nas disputas, esse torneio idealizado pela Diretora Ana produz uma série de valores no seu contexto. Liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, são alguns exemplos de valores que são vivenciados, muitas vezes indiretamente, quando há a intervenção de provocar a produção destes valores nos participantes, no caso as crianças.

Neste contexto, os programas e projetos sociais são fundamentais na construção da cidadania, da criação de oportunidades para crianças e jovens excluídos, criando assim, uma perspectiva de futuro melhor. Possibilitar que crianças e jovens vivenciem atividades esportivas, pedagógicas, alimentação balanceada, e, acima de tudo, o direito de poder brincar e se divertir, se sociabilizar com demais crianças, criar vínculos de amizade, afastando-as e as conscientizando do perigo das drogas, ansiedades, revoltas de crises familiar etc.
 

A contribuição do esporte na sociedade
 

O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade.


Através de uma partida de futsal com aconteceu neste torneio Infantil as pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem praticado uma partida juntos .


A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física. “É possível perceber-se o desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade e a sociabilidade.


Não importa se for uma competição, uma brincadeira ou parte da aula de Educação Física, a socialização com os demais está intimamente ligada ao jogo. Mesmo sendo um esporte individual, o praticante se relacionará, competirá com outros participantes, dividirá tristezas e
 
alegrias.

    A sociabilidade, ou seja, a troca de vivências, enriquece nossa vida, nos faz enxergar para além de nós mesmos. Ajudar um companheiro, desafiarmos nossos limites, superar obstáculos, são alguns dos acontecimentos vivenciados durante a prática esportiva. Mas, infelizmente, em muitos centros urbanos estas vivências estão cada vez mais raras, por diversos fatores: violência, falta de espaços adequados, trabalho infantil ou na adolescência, como também, a presença do mundo virtual na sociedade de hoje, que afasta as crianças de atividades esportivas para deixá-las horas em frente ao computador em jogos, redes sociais e sites de relacionamento. “Nos tempos de crises culturais a imagem do homem é a primeira a ficar abalada. O homem sente-se perdido e em perigo”.

Mas esta realidade não pertence somente às crianças e aos adolescentes. Os adultos também, na sua grande maioria, leva uma vida sedentária, sem tempo para o esporte. Divide-se o tempo com a família, o trabalho, tarefas domésticas, enfim, uma infinidade de obstáculos para a inserção do esporte na vida das pessoas. Até mesmo as amizades e as famílias são prejudicadas neste estilo de vida. As pessoas possuem pouco tempo para conversar, para brincar, se conhecerem melhor, se divertirem juntas.
 


 As pessoas passaram a conviver mais com seus colegas de trabalho do que com sua própria família. É normal encontrarmos famílias em que a criança passa o dia na escola ou na creche, os pais trabalham o dia inteiro, muitas vezes, até a noite, almoçam e jantam fora, fazendo de sua casa uma pousada, onde a visitam somente para dormir, e no outro dia, começam a rotina novamente e nesse impasse, não conversa com seus filhos, muitos deles apenas jogam na Escola outros deixam na Escola e raríssimos levam a Escola, eu sou testemunha viva, porque eu sou PORTEIRO desta Escola, Diretora Ana de Joel, parabéns, foi show de Bola, gol de placa, o trofel e as medalhas foi para este pequeno projeto, mais valioso para as vidas destas crianças.

























PUBLICAÇÃO NOTICIAS DO SERTÃO
EDIÇÃO, PRODUÇÃO, IMAGEM E POSTAGEM OPOTYGUAR MARTINS
EDITORIAL PASTOR ALDEMIR MARTINS

Nenhum comentário:

Nota de falecimento e convite sepultamento do jovem Francisco Gerliandro Antônio Martins RN Sítio Melancia

Faleceu ontem no sitio Melancias Município de Antônio Martins, o jovem Francisco Gerliandro de Queiroz Oliveira o mesmo contava com a idade ...